segunda-feira, 13 de junho de 2011

Como funciona a nossa coluna e por que sentimos tantas dores?

Nossa coluna vertebral é composta por trinta e três pequenos ossos ou vértebras que sustentam o corpo e permite movimento protegendo a medula. Entre cada duas vértebras típicas existe um disco que impede o atrito entre as vértebras favorecendo o amortecimento e diminuindo a pressão entre eles.

A coluna vertebral possui três segmentos principais: o cervical, o torácico e o lombar.

* Quando estamos sentados a pressão nos discos intervertebrais é maior do que quando estamos em pé (posição ortostática). E quando sentamos de maneira incorreta essa pressão aumenta mais ainda, como por exemplo, com a LORDOSE LOMBAR aumentada ou diminuída exageradamente.

O que provoca dores na coluna?

Com o passar da idade todos nos ficamos mais frágeis e suscetíveis a eventualidades inesperadas . Os discos se desgastam, as vértebras se aproximam uma da outra. A dor lombar é muito freqüente porque é nesta região que se apóia a maior parte do peso corporal.

Alguns fatores que causam dores na coluna:

  • * Excesso de peso
  • * Má postura
  • * Exercícios realizados incorretamente
  • * Sedentarismo

Dores na coluna da mulher grávida!

É causada principalmente pelo aumento da Lordose Lombar que aparece devido ao aumento da barriga. Esse aumento desvia para o centro de gravidade da coluna, sobrecarregando músculos, ligamentos e discos.

Dica:
Pratique uma atividade física durante a gravidez (consultando primeiro o seu médico, claro!)

Procure ganhar peso somente o indicado por cada mês durante a gravidez.

  • SE GOSTOU, comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário